"Como elaborar um Projeto de Pesquisa

Aqui você encontra ajuda, dicas, tira dúvidas e muito mais sobre seu projeto de pesquisa. Somos acadêmicas do curso de Psicologia da Faculdade Integrada de Santa Maria - FISMA, dispostas a compartilhar nossos conhecimentos, dúvidas e angústias a quem possa interessar, afinal já dizia Freud...
"A inteligência é o único meio que possuímos para dominar os nossos instintos".

terça-feira, 24 de setembro de 2013

O QUE É, O QUE É???

Pesquisa Etnográfica?

          A pesquisa etnográfica é utilizada tradicionalmente para descrição dos elementos de uma cultura específica, como comportamentos, crenças e valores, baseados em informações coletadas mediante trabalho de campo.

 Grounded Theory?

           A grounded theory tem como objetivo proporcionar uma alternativa ao processo de geração dedutiva de teorias sociais. É um método de pesquisa que facilita a explicação da realidade social, mediante a construção de teorias indutivas, baseadas na análise sistemática dos dados.

 Pesquisa-Ação? 

          A pesquisa-ação é uma modalidade de pesquisa que não se ajusta ao modelo clássico de pesquisa científica, ela pode ser definida, com um tipo de pesquisa com base empírica que é concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou ainda, com a resolução de um problema coletivo, onde todos os pesquisadores e participantes estão envolvidos de modo cooperativo e participativo. A pesquisa-ação não apenas contribui para a produção de livros, mas também conduz à ação social.

 Pesquisa Participante? 

          Pode-se definir como pesquisa participante uma modalidade de pesquisa que tem como propósito auxiliar a população envolvida a identificar por si mesma os seus problemas, a realizar a análise crítica destes e a buscar as soluções adequadas.

                                            Livro: Como elaborar projetos de pesquisa - Antonio Carlos Gil

MÉTODO INDUTIVO:
Caracteriza-se pelo processo no qual, o pesquisador por meio de um levantamento particular,chega a determinadas conclusões gerais,ou seja, parte-se do específico para o geral.

MÉTODO DEDUTIVO: 
Caracteriza-se, quando se parte de uma situação geral e genérica para uma particular.


                    O seguinte exemplo mostra a diferença entre os métodos indutivo e dedutivo:

Dedutivo:
Todo mamífero tem um coração. Ora, todos os cães são mamíferos. Logo, todos os cães têm um coração. 

Indutivo:
Todos os cães que foram observados tinham um coração. Logo, todos os cães têm um coração. 

(Lakatos, Eva M. e Marconi, Marina A., "Metodologia Científica", Editora Atlas S.A., São Paulo SP. 1991, p.47) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário